Você sabe o que é hipersensibilidade auditiva?

hipersensibilidade auditiva

Cerca de 10% da população sofre com a hipersensibilidade auditiva. Trata-se de uma condição na qual o indivíduo tem grande sensibilidade e até intolerância aos ruídos do ambiente. Para pessoas com hipersensibilidade os menores e muitas vezes ignorados ruídos são incômodos e isso faz com que elas se isolem a fim de evitar os desconfortos. 

Tal sensação gera falta de concentração, isolamento social, dor de cabeça, insônia, irritação, zumbido e pode deixar a pessoa deprimida. Ainda que a audição desse indivíduo seja normal, tal sensibilidade pode culminar em perda auditiva. 

Leia também:

A hipersensibilidade auditiva pode se manifestar de três formas:

Hiperacusia: Intolerância a sons altos. Para pessoas com hiperacusia, ruídos altos são muito mais incômodos do que para pessoas comuns e, simplesmente, não podem ser ignorados, causando muito mal estar. 

Misofonia: Intolerância a sons constantes e repetitivos como batuques, mastigação e gotas caindo. Tais ruídos podem gerar grande irritabilidade de desconcentração. 

Fonofobia: Medo de se expor a ruídos que podem afetar a audição. Tal condição pode parecer zêlo auditivo, mas vem acompanhada de ansiedade, palpitação e sensação de pavor. 

Para identificar a hipersensibilidade auditiva pode ser realizada audiometria, avaliação clínica, exames neurofisiológicos e de sangue.

Tratamento: O tratamento dependerá do nível de hipersensibilidade auditiva do paciente, podendo ser medicamentoso, terapia cognitivo comportamental ou através de terapias sonoras. O tratamento psicológico também pode ser necessário em alguns casos. 

Você conhece alguém que possui a hipersensibilidade auditiva? Para essa condição existe diagnóstico e tratamento. 

Faça consultas regulares e cuide da sua saúde auditiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =