Cuidados com a pele, com os olhos, com o intestino… mas e com as orelhas? Você tem cuidado delas?
A saúde auditiva também merece atenção! É importante criar hábitos que ajudam e inclusive previnem que danos apareçam nos aparelhos auditivos.
De todas as deficiências, a auditiva é sem dúvida, uma das mais importantes no nosso processo social de comunicação. Claro que há fatores de força maior envolvidos, como a genética, mas há meios de suavizar esse impacto em nossas vidas. Além disso, com o desgaste da idade, a gente começa a ouvir menos também, né?
Aqui vão algumas dicas de como preservar a sua audição e evitar perda auditiva precoce:
- Atenção com os volumes: ouvir música ou sons muito altos, acima do valor indicado pelos otorrinos pode ocasionar perdas auditivas graves. Uma dica é não ultrapassar metade do volume mais alto do aparelho, o que é difícil, principalmente dentro do ônibus, eu sei, mas aí você precisa medir suas prioridades: ouvir pro resto da vida ou ouvir só naquele momento?
- Seja um amante do silêncio: descansar as orelhas também faz parte de não só preservar sua audição, como também sua saúde mental. Use o tempo para pensar em alguma coisa (inclusive em nada), ler um livro, se preparar para dormir…
- Limpe suas orelhas da maneira certa. Não sabe como? Eu te explico: em primeiro lugar, manter suas orelhas bem longe de corpos estranhos é o ideal, assim você evita infecções futuras. Outra coisa: NÃO LIMPE a cera das suas orelhas em casa! Ela serve para proteger nossos queridinhos, não são sujeira. Caso seja realmente necessário, um médico deverá fazer o procedimento.
- Precisou tratar para alguma infecção ou doença? TRATE CORRETAMENTE. Assim você garante a eficácia do produto, antibiótico ou o que foi usado para debelar a doença.
- Fones e ligações: quanto maior o tempo, mais prejudicial se torna. Use com sabedoria.
- Consulte-se periodicamente com um Otorrino, para que suas orelhas se mantenham saudáveis e em caso de alguma doença, o tratamento seja o mais rápido e adequado possível.
- Mantenha hábitos saudáveis, afinal, uma vida saudável é tudo, né?
Você já sabia de todas essas dicas? Compartilhe 🙂