Qual a importância dos aparelhos auditivos?

A perda da audição traz sérias consequências para qualquer pessoa. A chamada deficiência auditiva, quando não tratada, leva o indivíduo ao distanciamento social, já que muitos sentem vergonha pela sua condição, além da limitação que esse problema gera. 

Contudo, os aparelhos auditivos existem há mais de um século justamente para devolver às pessoas a audição, a qualidade de vida e a comunicação com o mundo externo. Já deu para perceber a importância dos aparelhos auditivos, não é?

Então, se você precisa usar aparelho auditivo ou se conhece alguém que faz uso, role para baixo e entenda um pouco mais sobre esses dispositivos!

Por que o uso do aparelho auditivo é importante?

Você já imaginou como seria a sua rotina se você não ouvisse os sons do dia a dia? Um tanto complicada, não é mesmo? Isso porque a audição é um sentido muito valioso tanto para nosso pleno desenvolvimento na infância quanto para cultivarmos relações sociais.

Nesse sentido, quando alguém simplesmente para de ouvir — ou nasce com essa condição — alguns aspectos do seu desenvolvimento podem ser prejudicados se não houver um acompanhamento médico. Para você ter uma ideia, no Brasil, mais de 10 milhões de pessoas têm deficiência auditiva, sendo que, desse total, 87% não usa aparelho auditivo.

O que os aparelhos auditivos fazem, na prática, é amplificar os sons que o paciente não consegue ouvir, devolvendo esse sentido à pessoa. E tudo isso acontece de forma simples: eles captam os sons externos através de um microfone minúsculo e os envia para o amplificador, que, por sua vez, tem a função de aumentar o volume desses sinais e os enviar para os ouvidos por meio do receptor.

Contudo, vale lembrar que o primeiro passo para o tratamento é a aceitação do indivíduo sobre o problema que ele enfrenta. Ele deve ter consciência da sua deficiência, se livrar de preconceitos, estereótipos e mitos, que hoje, infelizmente, ainda são os maiores empecilhos para o tratamento.

Quais são as vantagens do uso de aparelho auditivo?

Por inúmeros motivos, muitas pessoas levam até anos para começar a usar os aparelhos auditivos, o que é um erro, tendo em vista os benefícios que esses dispositivos proporcionam.

Abaixo, listamos as principais vantagens dos aparelhos auditivos!

1. Melhora da relação com a família e amigos

O estudo do IBGE que revelou dados sobre a população com deficiência auditiva no Brasil também mostrou que 14% dos entrevistados não se sentem à vontade para conversar abertamente com a família, enquanto 40% têm esse mesmo sentimento em relação aos amigos.

Justamente por isso, usar o aparelho auditivo o quanto antes ajudará a pessoa não só a voltar a ouvir, mas ajudará também a estreitar os laços entre familiares e amigos, evitando irritações e brigas causadas, talvez, por uma falta de comunicação clara.

2. Diminuição do estresse e da ansiedade

Perder a audição é um fato que pode gerar estresse e ansiedade severos, além de ser um sintoma da própria surdez. Por isso os aparelhos auditivos são tão importantes: esses dispositivos, ao ajudarem o paciente a recuperar a audição, também evitam outros problemas relacionados, como zumbido, insônia, transtornos alimentares etc.

3. Prevenção contra o isolamento e a depressão

Como dissemos no início deste artigo, a perda auditiva pode causar diversos outros problemas e até distúrbios como a depressão, que podem ser muito graves. Nesses casos, a reabilitação auditiva, isto é, o fato de aprender a ouvir os sons novamente pode fazer com que o paciente volte a ver a vida com outros olhos, trazendo a vontade de viver, de se reunir com os amigos ou a família, de ter bom hábitos consigo mesmo.

Quais são os tipos de aparelhos auditivos?  

E já que falamos da importância e das vantagens dos aparelhos auditivos, porque não falarmos também sobre os modelos existentes, não é? 

Diferentemente do que muitas pessoas podem pensar, hoje os aparelhos são discretos, pequenos e quase invisíveis. Fora que, em sua grande maioria, eles possuem tecnologia avançada, que supre todas as necessidades dos usuários.

Quer um exemplo supertecnológico? Existem aparelhos capazes de se conectar com TVs e smartphones, e a pessoa atende às chamadas direto no aparelho. 

Contudo, o importante é voltar a ouvir, e os modelos mais tradicionais cumprem bem isso.

Conheça os principais tipos de aparelhos auditivos:

  • aparelho auditivo retroauricular: é o tipo de aparelho mais utilizado, com aquele “ganchinho” atrás da orelha;
  • aparelho auditivo intracanal: é um aparelho super discreto e pequeno, inserido no conduto auditivo;
  • aparelho auditivo intra-auricular: esse tipo de aparelho é moldado para caber perfeitamente dentro da sua orelha.

De início, essas nomenclaturas e modelos podem parecer um pouco confusos, mas, de forma geral, os aparelhos desempenham uma mesma função (amplificar os sons) e o que muda é o tipo de tecnologia utilizada no aparelho, formato e as funcionalidades extra, como conectividade com eletrônicos.  

Como escolher o melhor aparelho auditivo?

Independentemente do que digam a você, a única pessoa capacitada para confirmar se você precisa usar aparelho auditivo e qual modelo é um profissional especializado: o otorrino.

Por isso, em qualquer sinal de surdez,você deve buscar ajuda profissional para entender se há de fato uma perda auditiva e se isso não está relacionado a algum outro problema de saúde.

Como você pôde perceber, os aparelhos auditivos são de extrema importância, uma vez que possibilitam a volta para o convívio social. Afinal, quando as pessoas ouvem melhor, elas conversam, interagem e se divertem, vivendo sem limitações e encarando a vida com normalidade. 

Mas e depois que a pessoa é diagnosticada com perda auditiva? Como é o processo para aprender a ouvir os sons novamente? Falamos sobre esse assunto neste post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − cinco =