O processo de inclusão de crianças com deficiência auditiva na escola regular

O processo de inclusão de crianças com deficiência auditiva na escola regular

Reconhecer  a deficiência auditiva da criança logo no início da vida é fundamental para encaminhá-la ao processo de intervenção o mais cedo possível, o que ajuda muito no crescimento e evolução dela como parte da sociedade. Ela consegue se adaptar com mais facilidade aos aparelhos e tecnologias e cresce naturalmente com ele, fazendo com que o aprendizado da linguagem oral seja possível desde a primeira infância.

Crianças com esse tipo de realidade conseguem ser incluídas no ensino regular e participar do crescimento e evolução assim como os outros estudantes indeficientes. 

As práticas inclusivas tem se tornado cada vez mais naturais em nosso convívio em sociedade, mesmo não sendo um princípio que rege a nossa comunidade.

O termo inclusão se difere do termo integração, no sentido de que a inclusão pressupõe mudanças na sociedade, para que ela se torne capaz de receber e acolher adequadamente as pessoas portadoras de necessidades especiais. A inclusão traz oportunidades iguais para todos, onde TUDO é acessível para todos.

Entretanto, ainda não somos uma sociedade que trabalha com a inclusão plena. Professores e profissionais da educação ainda não possuem todos os artifícios para isso e por diversas situações enfrentam dificuldades, resultando em crianças com atrasos na linguagem e na socialização. 

É importante criar ambientes preparados e solícitos, que proporcionam equidade de ensino onde o desenvolvimento pessoal do aluno não seja prejudicado devido a sua deficiência. 

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