Você sabia que os aparelhos auditivos também têm vida útil? Assim como todos os aparatos tecnológicos que existem em nossa vida, os aparelhos auditivos podem começar a falhar depois de certo tempo de uso, entre 3 a 5 anos, por exemplo, seja por desgaste natural ou algum outro fator externo.
Por isso, trocar de aparelho auditivo não é algo incomum. Mas quando essa troca deve ser feita? O que precisa ser analisado? Listamos abaixo alguns motivos que levam pacientes a trocarem de aparelho auditivo. Confira!
1. Evolução da tecnologia
Com o objetivo de oferecer sempre uma melhor qualidade de vida aos deficientes auditivos, as empresas fabricantes estão sempre em busca de melhorar as funcionalidades dos aparelhos. Atualmente, é possível contar com aparelhos auditivos com tecnologia bluetooth, recarregáveis, que se conectam com aplicativos de celular, com controle remoto, entre tantas outras funções que podem ajudar no dia a dia dos pacientes.
Por isso, se o aparelho atual não oferece as funcionalidades que você gostaria, é possível conversar com seu médico para realizar essa troca, considerando sempre as melhores alternativas para cada caso.
2. Agravamento da audição
Outro fator importante que aponta que é hora de trocar de aparelho auditivo é o agravamento da audição. Se você conseguia utilizar o aparelho sem nenhum problema, mas notou que nos últimos tempos o volume foi ficando muito baixo, isso pode significar que o grau da sua perda auditiva aumentou.
Vale a pena verificar se o volume baixo do aparelho não está relacionado ao entupimento nos tubos ou a problemas com a bateria, por exemplo, ou, ainda, se o aparelho não está realmente desgastado. De qualquer forma, é importante buscar orientação médica para realizar a troca do aparelho.
3. Quando o aparelho pede manutenções constantes
Realizar manutenções em aparelhos auditivos é algo relativamente comum, principalmente nos casos em que a cera do ouvido ou a oleosidade da pele bloqueiam os receptores e microfones, por exemplo.
Porém, realizar muitos reparos em um curto período de tempo pode indicar que é hora de trocar de aparelho auditivo, isso porque esses pequenos problemas frequentes podem acabar prejudicando a qualidade de vida do usuário.
4. Estrutura danificada
Caso seu aparelho tenha caído ou tenha sido seriamente danificado de alguma forma, com certeza a troca será necessária, isso porque essas batidas ou rachaduras podem comprometer a qualidade do som ou até mesmo a funcionalidade geral do aparelho. Além disso, existe o risco de os componentes internos do aparelho não estarem protegidos.
5. Estética
Se você utiliza aparelho auditivo há algum tempo, é possível que você sinta a necessidade de trocar de aparelho simplesmente por questões estéticas. Hoje o mercado oferece diferentes tipos de aparelhos, alguns mais discretos que os outros, como os aparelhos auditivos internos.
Esses são alguns pontos que devem ser considerados quando você estiver pensando em trocar de aparelho auditivo. De qualquer forma, é importante que você compareça às consultas com o fonoaudiólogo para avaliar se realmente é hora de trocar de aparelho e qual se adapta melhor às suas necessidades.
Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo!