Qual a importância do teste da orelhinha?

A audição é sem dúvidas uma das partes mais importantes para o desenvolvimento do bebê. O mesmo já escuta desde o quinto mês de gestação, reagindo a estímulos auditivos como a voz da mamãe, os batimentos cardíacos e alguns movimentos a seu redor. 

É através das primeiras experiências auditivas que os bebês iniciam o processo de aprendizagem da linguagem. Qualquer perda na capacidade auditiva, influencia diretamente no processo de aquisição da linguagem, e por isso alguns testes como o da orelhinha são tão importantes. 

Afinal de contas, o que é o teste da orelhinha?

O teste da orelhinha ou triagem auditiva neonatal, é um exame muito válido para detectar possíveis problemas auditivos nos recém-nascidos. Após o seu resultado, os problemas de audição dos bebês podem ser tratados precocemente, aumentando as chances de tratamento, incluindo os que são feitos com aparelhos auditivos. 

O Conselho Federal de Fonoaudiologia recomenda que o teste seja feito ainda na maternidade, antes de mamãe e bebê voltarem para casa. 

Vale lembrar que o teste é extremamente rápido e indolor. 

Quando o exame deve ser feito?

O exame deve ser realizado nos primeiros dias de vida e é imprescindível para todos os bebês. Pesquisas recentes apontam que os bebês que fazem intervenções fonoaudiológicas até os seis meses, possuem grande chance de se desenvolverem normalmente. 

O principal problema dessa história toda é que a grande maioria dos diagnósticos de perda auditiva em crianças ocorre tarde demais, lá para os três ou quatro anos. Nessa fase, o prejuízo emocional, cognitivo e social da criança já são quase inevitáveis.   

Como o resultado é informado?

Após o término do exame, além do resultado, é passado para o responsável e para o médico, um protocolo de avaliação. No caso de suspeita de alguma anormalidade após a realização da triagem, o bebê é encaminhado para uma avaliação otológica e audiológica completa. 

O teste da orelhinha é fundamental para o desenvolvimento do bebê, e deve ser feito sempre que indicado, pois é através do seu resultado que alguns bebês podem conseguir tratamento imediato. 

Interessante aprender um pouquinho sobre o teste da orelhinha não é mesmo? Se o conteúdo realmente te interessou, compartilhe-o em suas redes sociais. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 1 =