É bem provável que alguém já tenha desafiado você a falar esta palavra sem errar nenhuma letra. Quando o assunto é sério, as pessoas apenas cortam a palavra quase ao meio para ficar mais fácil na hora de pronunciar.
Mas seja otorrinolaringologista ou simplesmente otorrino, você sabe o que esse médico trata? E mais: quando você deve procurá-lo?
Continue a leitura para entender um pouco mais sobre o assunto!
O que é otorrinolaringologia?
Otorrinolaringologia é um campo da medicina dedicado ao estudo e tratamento das doenças que acometem a orelha, o nariz, a garganta (faringe e laringe) e os seios da face. Daí se criou essa palavra imensa: oto (de ouvido), rino (de nariz) e laringo (de garganta).
O olfato, a fala, o equilíbrio e a audição são alguns dos principais sentidos e funções para se ter uma boa qualidade de vida e é justamente essa especialidade médica a responsável por cuidar dessas questões. Dessa forma, o otorrino atua tanto em patologias clínicas como também em cirúrgicas.
Os tratamentos propostos por esse especialista podem ser realizados à base de medicamentos, com a ajuda de um fonoaudiólogo ou até mesmo por meio de intervenções cirúrgicas.
O que esse profissional trata?
O otorrino trata de diversas doenças que podem acometer os ouvidos, o nariz e a garganta. Listamos algumas delas abaixo.
Doenças relacionadas aos ouvidos:
- otites;
- perda auditiva;
- perfuração do tímpano;
- distúrbio de equilíbrio.
Das relacionadas ao nariz:
- rinite;
- sinusite;
- doenças alérgicas;
- obstrução do nariz;
- coriza intensa.
Das relacionadas à garganta e boca:
- amigdalite;
- faringite;
- falha ou ausência de voz;
- ronco e apneia obstrutiva do sono;
- estomatites.
Por mais que algumas dessas doenças sejam vistas como simples, realizar o diagnóstico correto e o tratamento seguindo as orientações de um otorrino é fundamental para evitar que tais quadros evoluam para o grau crônico.
Quando consultar um otorrinolaringologista?
Um médico otorrinolaringologista deve ser procurado quando o paciente apresentar sintomas como congestão nasal intensa, respiração oral, secreção nasal, dor no rosto, sangramento no nariz, dificuldade para ouvir, zumbido, falta de equilíbrio, rouquidão, tontura, problemas de sono, mudanças na voz, incômodo para engolir e até mesmo em caso de roncos altos.
Caso seja necessário, você pode consultar o otorrinolaringologista mesmo sem a indicação prévia de um clínico geral, por exemplo. Além disso, a consulta é benéfica para pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos.
Então, deu para entender o que o otorrinolaringologista trata e o quanto essa espacialidade é importante? Doenças como labirintite, em que a falta de tratamento pode levar à perda auditiva permanente, além do risco de queda, diminuem a qualidade de vida das pessoas e esse é o profissional certo para ajudar você a tratá-las.
Quer acompanhar mais conteúdos como este? Siga a Audiomed nas redes sociais: Facebook e Instagram.