A fonoaudiologia é aliada da terceira idade!
Para essa especialidade terapêutica, dentre outras coisas, o trabalho com os idosos envolve tratamentos como disfagia ou dificuldade para deglutir, assim como na melhora da mastigação e respiração evitando possíveis engasgos e até futuras pneumonias. Auxilia no tratamento de doenças como demências, Parkinson e Alzheimer, também em distúrbios da fala, linguagem, memória e raciocínio.
Leia também:
- Qual a importância do Fonoaudiólogo no tratamento da perda auditiva?
- O que causa pressão no ouvido?
- Qual médico eu devo procurar quando o assunto é surdez?
Após os 60 anos alguns sintomas do envelhecimento natural são esperados. O fonoaudiólogo trata da perda auditiva chamada de presbiacusia. Essa perda acontece naturalmente, devido ao “desgaste” auditivo causado pela idade e geralmente progride de maneira gradual.
O diagnóstico de perda auditiva é realizado através de exames auditivos realizados pelo parceiro fonoaudiólogo, É ele quem direciona a audiometria, e imitanciometria e a logoaudiometria. Caso necessário, os profissionais também podem solicitar exames de imagem e laboratoriais.
Caso a perda auditiva seja diagnosticada, o paciente poderá ser encaminhado a adaptação de aparelhos auditivos que também são feitos pelo fonoaudiólogo.
A audição é um sentido que pode ser muito negligenciado ao longo da vida, mas que merece todo cuidado e atenção. Na terceira idade, ter acompanhamento com o fonoaudiólogo é fundamental para a prevenção e o tratamento de doenças, além da manutenção de aparelhos auditivos.
Você já realizou uma consulta com o fonoaudiólogo neste ano? Cuide da sua saúde auditiva com a ajuda de profissionais capacitados e interessados em te ajudar na melhor idade.