Listamos aqui 6 exercícios práticos para você começar HOJE a cuidar da sua audição.
- Pratique o reconhecimento de sons
Vá para um lugar tranquilo e feche os seus olhos por alguns minutos. Procure identificar a origem de todos os sons ao seu redor. Veja se eles estão perto ou longe e de qual direção cada um está vindo. Esse exercício relaxa o corpo e direciona seu ouvido a uma audição mais aguçada e atenta.
- Trabalhe o seu foco em lugares ruidosos
Em um lugar com ruídos baixos, tente focar no que uma pessoa está falando. Tente ignorar os outros sons e se concentrar na fala da pessoa. Essa atividade te ajuda a treinar os ouvidos e você pode fazê-la diante de sons de rádio e televisão, por exemplo. Evite sons muito altos que possam prejudicar a sua audição.
- Melhore a sua audição com atividade física
Faça atividades físicas de maneira regular. Esteja atento aos movimentos do seu corpo e cuide para que ele esteja sempre progredindo fazendo caminhada ou natação, por exemplo. Não precisa ser uma atividade de grande impacto, mas precisa ser constante. Sua saúde agradece!
- Tenha cuidado com os fones de ouvido
Usar fones de ouvido no volume máximo é uma das ações mais prejudiciais para a sua saúde auditiva. Isso porque, diferentemente dos sons exteriores, o som do fone é totalmente direcionado ao canal auditivo e o uso prolongado pode ser danoso.
- Insira alimentos ricos na sua dieta
Cuide da sua alimentação! Os grupos alimentares que beneficiam o sistema auditivo são as frutas, a gordura ômega-3 dos peixes, as oleaginosas e as folhas de cor verde-escura, como o alecrim. Por outro lado, o consumo de sal e açúcar em excesso acelera demasiadamente o metabolismo, prejudica as células do corpo e afeta o líquido responsável por lubrificar o ouvido interno. Sua alimentação influencia diretamente o seu corpo!
- Cuide do seu canal auditivo
Muitas pessoas ainda usam hastes com ponta de algodão para retirar a cera de ouvido. Essa prática gera danos graves ao ouvido, principalmente quando feita regularmente. Limpar o ouvido com hastes flexíveis pode deixar a região interna sujeita à ação de micro-organismos danosos, além de aumentar o risco de dano à camada do tímpano e de perda de audição.
Por isso, passe a haste apenas na região mais externa do ouvido para tirar o excesso e tente não fazer isso regularmente porque o próprio sistema auditivo tem uma função autolimpante. Em casos de dúvidas, não deixe de ir ao otorrinolaringologista ou ao fonoaudiólogo.
Este post sobre exercícios para melhorar a audição foi útil?
Se precisar de consultas com fonoaudiólogos ou se deseja conhecer os nossos aparelhos auditivos, entre em contato. A Audiomed está interessada no seu bem estar.
Escrito por Mylla Ferreira.