Com o passar dos anos, é normal que a capacidade de audição dos seres humanos vá diminuindo aos poucos. Por isso, é necessário desde já ter uma rotina de cuidados para que no futuro a gente não perca a capacidade de ouvir.
E o primeiro passo para manter um cuidado com a audição é agendar uma consulta com um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo. Nessa consulta, é normal que esses profissionais solicitem um exame de audiometria.
Mas, afinal, para que serve esse exame e como ele é feito? Respondemos essas questões abaixo. Confira!
O que é o exame de audiometria?
Vivemos em um mundo extremamente ruidoso. Para você ter noção, a Organização Mundial da Saúde estima que 10% da população do mundo está exposta a níveis de pressão sonora que podem levar à perda auditiva e, ainda, 30% desses casos estão associados aos ruídos da cidade.
Assim como a rotina de cuidados com outros aspectos da saúde, a audição também deve ser levada a sério. Nesse sentido, é indicado o exame de audiometria, que tem a finalidade de avaliar a capacidade da pessoa em ouvir e reconhecer sons.
Esse exame também é muito solicitado por empresas nos casos de admissão e demissão, já que o procedimento permite que o profissional identifique certas alterações auditivas e, nesses casos, encaminhe o paciente para a melhor forma de tratamento de acordo com o caso.
Como o exame é feito?
O exame de audiometria é bastante simples. No consultório do otorrino, o paciente deve entrar em uma cabine com isolamento acústico e colocar fones de ouvido. Do lado de fora da cabine, o médico emitirá sons por meio do audiômetro, aparelho que mede a acuidade auditiva do paciente, e, conforme for ouvindo os estímulos, o paciente deve acionar um botão, indicando que consegue ouvir os sons emitidos pelo aparelho.
Nesse primeiro caso citado acima, estamos falando da audiometria tonal, mas também há a audiometria vocal. A única diferença é que, em vez dos sons serem emitidos por um aparelho, o paciente deve ouvir as palavras que o médico vai ditando e deve repetí-las da forma como entender.
Quando realizar o exame de audiometria?
O exame de audiometria é recomendado mesmo para pessoas que não suspeitam de nenhum comprometimento da audição, atuando como um exame de rotina e até mesmo preventivo. A indicação é que o paciente procure pelo otorrinolaringologista uma vez ao ano.
Em outros casos, quando o paciente chega ao consultório médico com alguma queixa, o profissional solicitará o exame para confirmar se a pessoa realmente tem alguma perda auditiva e seguir com as recomendações para uma melhor qualidade de vida, como a indicação de aparelhos auditivos.
Ainda, também há os casos de trabalhadores que precisam realizar o exame de audiometria ocupacional, principalmente para aqueles que trabalham em locais com alta exposição a ruídos. Dessa forma, o profissional conseguirá atestar se o trabalhador tem perda auditiva ou zumbido, por exemplo.
Em todos os casos, o exame de audiometria é simples e rápido e é um grande aliado na detecção de perdas auditivas, por isso, se você quer cuidar da saúde do seu ouvido, mesmo que você não tenha perda auditiva, o primeiro passo é buscar ajuda profissional para realizar o exame.
Quer acompanhar mais artigos como este? Siga a Audiomed no Facebook e Instagram!