A audição é um dos sentidos mais importantes do corpo, e sem ela, a manutenção das relações sociais se torna insustentável.
Ninguém consegue viver normalmente, sem ouvir bem, ou pelo menos o essencial. O problema, é que muitas pessoas relativizam os cuidados que devemos ter com a audição, e só passam a dar importância para isso quando a situação já beira a perda auditiva.
Pensando nisso, resolvemos escrever um texto falando sobre cuidados básicos com a audição, que sem dúvidas vão aumentar a longevidade desse sentido. É só rolar para baixo e acompanhar com a gente.
Cuidado com os volumes dos fones de ouvido
Você sabia que o uso prolongado dos fones de ouvido pode causar graves problemas auditivos? Principalmente se eles estiverem com o volume alto demais.
Os fones funcionam através de vibrações sonoras de alta intensidade, e incidem todo o exterior do ouvido, sobrecarregando as chamadas células ciliadas (responsáveis pela captação de estímulos auditivos). Essa sobrecarga causa lesões, que aos poucos vai diminuindo a qualidade sonora.
O transtorno é tão sério, que no nosso país o uso indevido de fones já representa cerca de 5% das perdas auditivas. Portanto, evitem ao máximo essa prática irresponsável.
Salientamos que as pessoas não devem parar de usar fones de ouvido, mas escolher aqueles que distribuem melhor o som dentro dos ouvidos, como o fone de concha. E o mais importante, o controle do volume deve sempre ficar no sugerido pelo próprio celular ou computador.
Sua higiene com os ouvidos é indispensável
Apesar de ser uma prática bem comum, limpar os ouvidos com cotonetes pode ser prejudicial para a audição.
A cera que nós tanto odiamos, serve para proteger o canal auditivo, evitando a entrada de água, sujeira ou corpos estranhos. Por isso, ela não deve ser removida deste local.
Concluímos então, que a melhor forma de limpar os ouvidos, é retirar os resíduos que se encontram na parte externa das orelhas.
Se o seu ouvido estiver muito sujo, visite o otorrino para fazer uma limpeza, e retirar apenas o excesso de cera dos ouvidos.
Evite o ruído
Chegamos ao ponto mais importante do nosso texto. Isso porque a perda auditiva por ruído é a mais comum encontrada nos dias de hoje.
Por isso, é preciso ter muitos cuidados com os constantes ruídos que encontramos diariamente, como o trânsito, ambiente de trabalho ou até momentos de lazer.
Evite ficar em locais fechados e barulhentos, utilize abafadores de ouvido e fique longe das caixas de som que encontramos nos shows.
Vá frequentemente ao otorrino
As perdas auditivas não são perceptíveis em seu início, se mostrando através de sintomas tácitos. Por causa disso, as pessoas demoram a procurar um médico.
O problema é que quando as agruras são finalmente percebidas, pode ser tarde demais. Não é atoa que todos os otorrinos recomendam que as pessoas fiquem atentas a sintomas mínimos, e que após a sua percepção,um médico seja procurado imediatamente.
Quando detectadas no início, essas perdas podem ser tratadas e recuperadas em muitos casos. Por isso, é de extrema importância que as pessoas visitem um otorrino pelo menos uma vez ao ano.
Dessa forma, podemos findar dizendo que é muito importante adotar certos cuidados com a audição não é mesmo? Adote simples circunspeções e mantenha sua saúde auditiva lá em cima!
Esse conteúdo foi útil para você? Se sim, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais.