Com os avanços da tecnologia, quem tem perda auditiva também pode ter uma rotina mais prática, além de acessível, por meio dos aplicativos de celular. Atendendo a diferentes graus e necessidades, os apps prometem melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Então, confira a nossa listagem com alguns aplicativos que podem ajudar!
1. Live Transcribe
Esse aplicativo do Google conta com um recurso que transcreve, em tempo real, as falas das pessoas. Com ele, é possível interagir em reuniões de trabalho ou durante conversas do dia a dia. Disponível em mais de 70 idiomas, o aplicativo capta o som da conversa por meio do microfone do celular e começa a transcrever as falas em tempo real.
De acordo com o Google, o Live Transcribe foi desenvolvido em parceria com a Universidade Gallaudet, uma instituição de ensino de primeira linha para surdos e pessoas com perda auditiva, para garantir que o app fosse útil para uso diário. Assim, o aplicativo promete ajudar as pessoas a se comunicarem em diferentes situações do cotidiano.
2. Play It Down
Aplicativo desenvolvido para todas as pessoas, Play It Down simula como é a audição das pessoas em diferentes faixas etárias. Mais do que isso, o app funciona como um medidor de decibéis, capaz de emitir avisos quando o barulho do ambiente for prejudicial à saúde dos ouvidos.
O próprio site afirma que a tecnologia não deve ser utilizada para fins de diagnóstico de perda auditiva, considerando que cada pessoa tem suas particularidades. Entretanto, caso você tenha dúvidas sobre sua audição, a consulta com um profissional é indispensável.
3. Movie Reading
O aplicativo Movie Reading promete levar mais acessibilidade aos fãs de cinema e audiovisual que têm deficiência. Criado para smartphones e tablets, o app proporciona acessibilidade em salas de cinema, streamings (Netflix, Itunes, outras) e também na transmissão de TV aberta ou por assinatura.
4. Sound Amplifier
Outro aplicativo do Google, o Sound Amplifier é uma ferramenta que usa a inteligência artificial e o microfone do celular (ou do fone de ouvido) para captar sons do ambiente e reduzir os ruídos. Dessa forma, a pessoa com deficiência auditiva consegue escutar melhor os sons em ambiente com poluição sonora.
Dentro do app, é possível configurar o volume e frequência do áudio, além de escolher a intensidade de redução dos ruídos. Você também consegue ajustar essas configurações tanto para um dos ouvidos apenas quanto para os dois.
Ter deficiência auditiva pode não ser algo simples, porém diversas tecnologias vêm sendo utilizadas na criação ou aperfeiçoamento de dispositivos e sistemas capazes de promover uma melhor qualidade de vida e bem-estar às pessoas com perda auditiva, como é o caso dos aplicativos. Lembrando que nenhum dos aplicativos listados acima substitui o diagnóstico e acompanhamento frequente com um otorrino, médico especializado nesses casos.
E já que o assunto é perda auditiva, você sabia que muitos famosos também usam aparelhos auditivos? Conheça 5 nomes neste artigo!